Conselho Consultivo

 

 

 

 

Aderbal Arruda Penteado Jr., Professor / Doutor, UNIVERSIDADE SÃO PAULO - Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado (1978) e doutorado (1986) em Sistemas de Potência, ambos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP, cedido para fazer parte da diretoria da ARSESP- Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo . Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Potência e Máquinas Elétricas, atuando principalmente nos temas relacionados a aterramento, sobretensão, redes de distribuição, simulação de transitórios em motores e geradores de usinas hidroelétricas.

 

 

 

Alexandre dos Santos Pereira, Gerente de Operações, LIGHT - Educação & Qualificações: Fundação Getúlio Vargas

MBA em Gerenciamento de Projetos. Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduação em Engenharia Econômica. Universidade Veiga de Almeida, Graduação em Engenharia Elétrica. Atividades na LIGHT: Planejar, comandar, controlar e analisar a operação do sistema de distribuição primário de Alta Tensão e Média Tensão, objetivando entregar energia elétrica aos clientes dentro dos padrões de conformidade, qualidade e segurança; Elaborar e atualizar Instruções de Operação para que os centros de operação trabalhem com segurança e dentro de padrões previamente estudados; Analisar o desempenho dos equipamentos de supervisão e controle dos centros de operação da distribuição e da alta tensão; Realizar treinamento de forma capacitar as equipes para realização das atividades com qualidade e segurança; Assegurar a qualidade da tensão de fornecimento nos barramentos de Alta Tensão e nos barramentos de Média Tensão das subestações transformadoras de distribuição, bem como a melhoria da qualidade de pessoal, do treinamento e de processos de trabalho, visando eliminar erros de operação;  Representar a Empresa nos fóruns de operação do sistema interligado envolvendo o Operador Nacional do Sistema e outras empresas do setor; Assegurar a melhoria dos processos de planejamento, comando, controle e execução da operação do sistema elétrico de Média e Alta Tensão; Analisar os anteprojetos e estudos de planejamento envolvendo o sistema de Alta Tensão sob a ótica da operação visando à introdução de melhorias nos mesmos; Analisar e apurar os indicadores de continuidade do fornecimento da Light, encaminhando as informações à ANEEL, bem como promover a divulgação internamente; Fornecer os subsídios necessários ao estabelecimento das metas globais e setoriais de qualidade de fornecimento da Light; Desenvolver as atividades acima descritas garantindo o compromisso com a sustentabilidade e a qualidade ambiental, de acordo com as diretrizes da empresa.

 

 

 

 

Alexei Macorin Vivan, Diretor-presidente da ABCE - Presidente do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE). Vice-presidente do Sindicato da Indústria da Energia SP. Doutor em Direito pela USP. Membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda, do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria, do Conselho Superior de Infraestrutura e do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias SP, do Conselho de Administração do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP, do Conselho de Competitividade do Governo do Estado de São Paulo. Sócio fundador de Vivan Advogados. Tem proferido palestras, aulas, publicado artigos e concedido entrevistas sobre diversos assuntos relacionados à energia elétrica e ao direito administrativo.

 

 

 

 

André Augusto Telles Moreira, Diretor Executivo de Operações na ELEKTRO - Foi Superintendente de Engenharia e Planejamento at Elektro, Senior Repair Manager at Dell, Operations Manager at Solectron Global Services. Formação acadêmica: IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, IMD Business School, Sloan MIT, ESADE, Fundação Armando Álvares

 

 

 

 

Antonio Carlos Garcia, Gerente de Operações na AES Tietê Geração - Responsável pela gestão dos recursos materiais, financeiros e humanos do Centro de Operação da Geração e Eclusas.  Considerando as atribuições definidas, cabe a responsabilidade da operação da empresa, estruturada em atividades de normatização, pré-operação, operação em tempo real, pós-operação e hidrovia, visando garantir a otimização, a confiabilidade, a segurança e a integridade do conjunto das instalações que constituem a rede de operação da empresa. Gerenciar o planejamento, organização e supervisão das atividades de operação da empresa, de acordo com os procedimentos de rede, da empresa, padrões de qualidade, segurança do trabalho. interagindo com órgãos regulatórios como: Agência Nacional de Energia Elétrica, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Agência Nacional das Águas, Departamento Hidroviário.

 

 

 

 

Charles Lenzi, Diretor Presidente, AES ELETROPAULO e Diretor Presidente, AES SUL - Engenheiro Eletricista formado pela PUCRS em 1981. MBAs em Finanças, Gestão Estratégica e Liderança.  Mestre em Administração pela PUCRS. No Setor Elétrico atuou por 10 anos no Grupo AES, ocupando funções de liderança em empresas do grupo no Brasil, India e Venezuela.  Foi Diretor Superintendente do Grupo Stefani, na área de Logística e Transporte.  Foi o Presidente Executivo da Abragel.

 

 

 

 

Danilo Gusmão Araújo, Superintendente de Operação e Manutenção da Distribuição, CEMIG - MBA Empresarial Gestão de Negócios - IBMEC Business School - 2001. Especialização Gestão Estratégica - Universidade Federal Minas Gerais - 1997. Graduação Engenharia Elétrica - Universidade Vale do Rio Doce - 1988. Atualmente - Superintendente de Operação da Distribuição - CEMIG. 2009-2010 - Gerente do Centro Integrado de Operação da Distribuição - CEMIG. Responsável pela Operação em tempo real de todo o sistema elétrico de baixa, média e alta tensão da área de concessão da Cemig a partir do COD localizado em Belo Horizonte. 2008-2009 - Gerente de Operação da Distribuição Metropolitana - CEMIG. Gerência responsável pelo Acompanhamento, Controle e Operação em tempo real (COD) da região metropolitana de Belo Horizonte. 2006-2008 - Gerente de Relacionamento Comercial e Serviços Ipatinga - CEMIG. Gerência responsável pelo Relacionamento Comercial com clientes cativos e Poder Público, Execução em campo das manutenções preventivas, corretivas e serviços comerciais, na região do Vale do Aço. 2001-2006 - Gerente de Operação e Manutenção Leste - CEMIG. Gerência responsável pelo Planejamento da Operação e Manutenção das Redes de Distribuição e Execução da Manutenção das Instalações de Alta Tensão do Leste de Minas Gerais. 1998-2001 - Gerente do Distrito de Distribuição de Araçuai - CEMIG. Gerência responsável pelo Atendimento, Faturamento, Arrecadação e Execução em campo das manutenções preventivas, corretivas e serviços comerciais em 25 municípios. 1989-1998 - Engenheiro de Distribuição de Energia - Cemig. Atuando nas áreas de Planejamento, Operação e Manutenção nas regionais de Caratinga e Gov. Valadares. 2010 - Participação em visitas técnica a empresas de distribuição e de tecnologia em Portugal, Espanha e França para prospecção de Sistemas de Gestão de Despacho e SCADA, para aplicação ao COD. 2009-2010 - Gerente do projeto de unificação dos 7 Centros Regionais de Distribuição da Cemig, criando o Centro Integrado de Operação da Distribuição, que Supervisiona, Controla e Opera todo o sistema de 138 kV a 127 volts da Companhia. Participação em eventos nacionais e internacionais como Palestrante.

 

 

 

 

Edson Marcolin, Superintendente de Operações da Geração e Transmissão, COPEL - A Superintendência de Operações da Geração e Transmissão é responsável pelo Centro de Operações da G&T, pela Engenharia de Operação e Manutenção da G&T, Contabilização e Comercialização de Energia e Gestão Regulatória da Geração e Transmissão. Formação acadêmica: Universidade Federal do Paraná, MBA - Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, 2000 - 2001. Fundação Dom Cabral, MBA em Gestão Empresarial, 1995 - 1996. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Especialização em Acionamentos Industriais, Acionamentos, 1987 - 1987. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Engenheiro Eletricista, Eletrônica e Telecomunicações, 1981 - 1986

 

 

 

 

Eduardo José Bernini, Presidente, TEMPO GIUSTO - Economista pela FEA/USP, com pós graduação em Teoria do Desenvolvimento Econômico pela PUC/SP, em Economia do Setor Energético pelo IEE/USP e de extensão na University of Virginia - Darden School - Senior Executive Program. Sua experiência profissional inclui o cargo de Secretário Adjunto de Energia no MME e no Governo do Estado de São Paulo e a presidência de diversas empresas e grupos investidores do setor de energia, dentre elas Eletropaulo (preparação para privatização), grupo AES no Brasil (AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê, AES Uruguaiana), EDP Brasil e VBC Energia, docência em cursos de administração e economia, bem como consultoria a diversas empresas. Autor de artigos sobre o setor energético e infra-estrutura.

 

 

 

 

Gabriela Desire Olimpio Pereira, Gerente de Operação, STATE GRID - Gerenciamento das áreas de pré-operação, normatização, pós-operação dos ativos da State Grid. Gerenciamento do projeto de implantação do Centro de Controle integrado da State Grid, no Rio de Janeiro. Atuou na área de normatização, treinamento, supervisão da operação em tempo real. Recomposição do Sistema Elétrico Nacional. Formação acadêmica: PUC-RJ, Master of Business Administration (MBA), Desenvolvimento Gerencial. UNIFEI, Especialista em Sistemas Elétricos, Transmissão de Sistemas Elétricos. Instituto Militar de Engenharia, Especialista em Sistemas de Controle.  Universidade Federal do Ceará, Engenheira Eletricista, Sistemas Elétricos de Potência

 

 

 

 

Jefersson Martins Cury, Gerente Executivo de Planejamento e Normatização de Operação, ELETRONORTE / ELETROBRAS - Graduado em Engº Elétrica pela Universidade Estadual de Minas Gerais em 1984, Pós graduado e mestrado pela Universidade Federal de Brasília, empregado da Eletrobras Eletronorte desde 1988 e atualmente gerencia o Centro de Operação da Eletronorte em Brasília-DF.

 

 

 

 

José Gomes de Araújo, Gerente do Departamento de Operação do Sistema Elétrico, COSERN - Formação: Engº Eletricista graduado pela UFRN em 1987 - Pós graduação em Gestão empresarial pela FGV - Idade - 51 anos - Tempo de serviço na COSERN -28 anos - Área de atuação: manutenção da distribuição e atualmente na gerência de operação do sistema elétrico da COSERN

 

 

 

 

 

 

Marco Antonio Villela de Abreu, Diretor Presidente, CPFL (Jaguari, Leste Paulista, Sul Paulista, Mococa e Santa Cruz) - Executivo com mais de 25 anos de experiência no setor de energia. Durante sua carreira desenvolveu e implantou estratégias, objetivos, planos, indicadores e metas para a expansão, preservação e operação do sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica. Liderou os recursos humanos, promoveu alinhamento e ajustes, geriu, administrou, controlou os indicadores de gestão resultados da área envolvendo a operação do sistema elétrico e os processos de projetos e execução dos serviços de expansão e preservação do sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica, prestação de serviços técnicos, comerciais, fazendo cumprir a estratégia, as políticas, normas, procedimentos e diretrizes da empresa, com base na visão de curto, médio e longo prazo, promovendo a melhoria contínua e inovação dos processos, tecnologias e sistemas de gestão, garantindo a excelência nos resultados operacionais, a perenidade e o crescimento sustentável da organização nas suas operações.

 

 

 

 

Mario Dias Miranda, Presidente, ABRATE - Engenheiro eletricista formado pela UNIFEI (Itajubá-MG) em 1977, com especialização em administração pela USP. Iniciou sua atividade profissional na Eletronorte em 77, exercendo as atividades de gerência de operação, comissionamento, projetos, estudos e negócios, nos segmentos de geração hidrelétrica e termelétrica e de transmissão, retirando-se em 2013 como Assistente do Presidente. Foi Diretor de Política Energética do MME (1999/2000), Diretor de Comercialização e Presidente da CBEE (2001/02). É Presidente executivo da ABRATE desde setembro de 2014. Recebeu a Comenda Nacional da Ordem de Rio Branco em 2002

 

 

 

 

Nelson Kagan, Professor/Doutor, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1982), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1988), Doutorado (Ph.D) em Engenharia Elétrica - University of London (1993) e Livre-docência pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1983. É revisor da Sociedade Brasileira de Automática, revisor e Senior Member do IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, Membro do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica e Representante do CIRED no Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de energia elétrica, Análises de redes elétricas, Otimização de sistemas elétricos de potência e Aplicação de sistemas inteligentes. Coordena o Centro de Estudos em Regulação de Energia Elétrica e o Núcleo de Pesquisa em Redes Elétricas Inteligentes na Universidade de São Paulo

 

 

 

 

Roberto Mario Di Nardo, Diretor Técnico, QUEIROZ GALVÃO ENERGIA - Engenheiro elétrico com especialização em Novo Ambiente Regulatório, Institucional e Organizacional do Setor Elétrico pela USP, pela Unicamp e pela EFEI e com MBA em Marketing de Serviços pela USP, Roberto Di Nardo foi Vice-Presidente de Operações da AES Eletropaulo e ocupou o posto de Diretor-Geral da AES Sul, distribuidora de energia elétrica do Rio Grande do Sul. Respondeu pela Diretoria Executiva de Distribuição da AES Eletropaulo, sendo o responsável direto pelas unidades operacionais de toda a empresa e pelo complexo de oficinas e laboratórios

 

 

 

Saulo dos Passos Ramos, Diretor de Operação, AES ELETROPAULO - Executivo com larga experiência, ocupando posições estratégicas em empresas de diferentes origens e nos segmentos Industrial e de Utilidades, como: Nexans, AES Eletropaulo, AES Sul, Elevadores Otis, Sade Vigesa e Confab Industrial, nas áreas de Operações, Industrial, Gestão de Contratos e Engenharia. Liderança de grandes times, com até 1,4 mil pessoas e orçamento de investimento anual de US$340 milhões. Expertise em gestão de mudança, planejamento estratégico e operacional, foco em resultado, com histórico de melhorias mensuráveis significativas como: redução de custos, aumento de produtividade, aumento de receita, melhoria na satisfação de clientes e redução de acidentes. Profundos conhecimentos de Gestão de Processos, Gestão de Projetos, Ferramentas de Melhoria Contínua, Segurança do Trabalho, Lean Manufacturing, MRP, Pert CPM, Sistemas de Gestão (ERP, ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18001), Distribuição de Energia e Finanças. Gerenciamento de contratos de fornecimento de equipamentos de grande porte, inclusive com montagem em campo, para as indústrias Química e Petroquímica. Foco em gestão de pessoas e clima organizacional, com participação ativa em empresas ranqueadas entre as melhores empresas para trabalhar. Diretor do Conselho Diretivo de duas entidades assistenciais. Engenheiro graduado pela Escola Politécnica – USP, com MBA Executivo Internacional pela FIA/FEA – USP.

 

 

 

 

Sergio Souto Maia Malbouisson de Mello, Superintendente de Operação e Manutenção, COELBA / NEOENERGIA. Engenheiro Eletricista - Formado em 1985 - UFBA. Administrador de Empresas - Formado em 1995 - UCSAL. MBA em Gestão de Negócios - FGV - 2003. Conselheiro da Fundação dos empregados da Coelba - FAELBA. Mestrando em Regulação da Indústria de Energia. 23 anos de experiência em operação de Sistemas Elétricos. 20 anos de experiência em funções gerenciais e de coordenação. 02 anos de experiência na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Formação Superior em Administração de Empresas. Formação Básica em Análise e Sistemas. Conhecimentos de manutenção e projetos em BT. Conhecimentos de microinformática. Integrante do grupo tripartite de revisão da nova NR 10 - Segurança em Serviços e Instalações com Eletricidade. Fluência em Inglês e  em Espanhol. Palestrante em diversos eventos nas áreas de Sistema de Potência e de Saúde e Segurança do Trabalho. Instrutor em cursos internos da Coelba. Conselheiro da Faelba - Fundação dos empregados da Coelba. FORMAÇÃO: ENGENHARIA ELÉTRICA - 1980 a 1985 - Universidade Federal da Bahia. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - 1990 a 1995 - Universidade Católica de Salvador. MBA  EM GESTÃO DE NEGÓCIOS - 2003 a 2004 -  Fundação Getúlio Vargas - SP. MESTRANDO EM REGULAÇÃO DA INDÚSTRIA DE ENERGIA -  UNIFACS

 

 

 

 

Thiago Freire Guth, Diretor de Operações, CPFL - Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Sergipe.Atualmente, responsável pela operação de 8 distribuidoras de energia contemplando os processos de tempo real técnico e comercial, pré-operação, pós-operação, planejamento operacional, centro de medição e eficiência operacional.

 

 

 

Vanildo Rodrigues Neves Jr., Gerente do Centro de Operação Integrado, CERON - Atua diretamente no setor elétrico desde 2008, com experiência na área de operação e manutenção de sistemas elétricos. Experiência como professor local da FGV-Porto Velho no curso de administração na disciplina de Gerenciamento de Projetos em 2013. Experiência internacional pela Universidade de Chicago. Formação acadêmica: Especialização em Gerenciamento de Projetos, 2010 - 2012 - Fundação Getúlio Vargas Título: Projeto de Automação de uma subestação em uma empresa de Distribuição de Energia Elétrica. Graduação: 2002 - 2007 - Universidade Federal de Uberlândia. Formação complementar - 2013 - 2013 - Liderança e Motivação. (Carga horária: 8h). , MindQuest Educação. Extensão universitária em Public Policy, Finance, and Investment Strategies. University of Chicago.

 

 

Comitê Organizador

 

 

 

Antoninho Borghi, Diretor, INOVAFOCUS - Trabalhou na Light, depois na AES Eletropaulo por 42 anos ocupando diversos cargos, como Diretor de Operação e Call Center, Diretor de Operação e Planejamento, Vice Presidente Técnico. Foi nomeado membro da câmara de gestão durante o racionamento de 2001, pelo então ministro Pedro Parente. Foi representante da AES Eletropaulo no ONS e ABRADEE.

 

 

 

Fernando Mirancos da Cunha, Diretor, INOVAFOCUS - Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade São Judas Tadeu, com especialização em Administração de Empresas, pela FIA/FEA/USP. Coordenou e participou da elaboração de trabalhos no âmbito do CODI/ABRADEE, CIER e projetos de P&D. Foi representante da AES Eletropaulo no Comitê Técnico da ABRADEE. Trabalhou 25 anos na AES Eletropaulo, tendo atuado nas áreas de projetos de linhas de transmissão, regional, callcenter e operação. Respondeu pela Diretoria de Operação da AES Eletropaulo, entre 2009 e 2010.

 

 

 

João Carvalho Damas, Diretor, INOVAFOCUS - Trabalhou na AES Eletropaulo durante 36 anos gerenciando as áreas de Operação  da Distribuição Aérea e Subterrânea, Atendimento Técnico e Comercial de clientes de baixa e média tensão. Desenvolveu diversos sistemas de operação, treinamento, iluminação pública, automação de despacho de serviços, de Call Center e de integração do atendimento com a automação de subestações. Participou da implantação de sistemas de Gestão Técnica e Comercial, sistemas de automação, além de ter implantado a Central de Operações da Empresa. Coordenador de projetos de P&D, autor de diversos trabalhos publicados em seminários nacionais e internacionais com obtenção de prêmios de excelência, de gestão e melhoria de qualidade, de inovação e dois prêmios de responsabilidade social.

 

 

 

 

Julio M. Rodrigues, Diretor Executivo, RPM BRASIL - Tem formação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 1989 exerce as funções de direção na RPM Brasil, empresa promotora de eventos nos segmentos de energia, infra-estrutura e tecnologias emergentes. É um dos fundadores e Diretor Executivo do Fórum Latino-Americano de Smart Grid. Foi Diretor de Marketing das empresas EmiCom e Embranews, representantes de publicações internacionais da editora norte-americana McGraw Hill. Foi Gerente de Marketing da Serbrás e Gerente de Atendimento e Mídia das agências de publicidade Skell Nasa, M. Santos e M. Gonçalves. Exerceu as atividades de Recursos Humanos da Prodam, Unibanco e SABESP e Assessor de Planejamento da PUC-SP.