Conselho Consultivo

 

 

 

 

Alessandro Cândido Lopes Ramos, Superintendente de Planejamento e Operação da Transmissão, CELG GT - Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é funcionário da CELG Geração e Transmissão S.A. ocupando desde junho de 2012 o cargo de Superintendente de Planejamento e Operação da Transmissão. É Diretor Técnico da Pantanal Transmissão S.A., Diretor Técnico da Firminópolis Transmissão e professor efetivo (licenciado) no Instituto de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna onde ministra aulas para o curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. É revisor do periódico IEEE Transactions on Power Delivery, área de Engenharia elétrica. É autor de vários artigos técnicos relacionados a Sistemas elétricos de potência e qualidade da energia elétrica, já tendo apresentado trabalhos nos seguintes eventos: Renewable Energy & Power Quality Journal (RE&PQJ) ; European Biomass Conference and Exhibition; International Conference on Renewable Energies and Power Quality ; Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos ; Brazilian Power Electronics Conference; Latin-American Congress on Electricity Generation and Transmission ; conferência brasileira sobre qualidade da energia elétrica.

 

 

 

Breno Augusto Miranda Bezerra, Gestor de Operação, COSERN. Com formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande no Norte, UFRN, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, MBA em Sistema de Distribuição de Energia pela Escola Politécnica de Pernambuco e Curso de Liderança pela Fundação Dom Cabral/RJ. Com experiência em Centro de Operações desde 2004, ocupou cargo de engenharia na área de manutenção de subestações (69/13,8kV) e gestão na  manutenção de redes de distribuição (13,8 kV). Atualmente, responsável Gestão da programação e operação em tempo real do sistema de Distribuição de Energia Elétrica da COSERN.

 

 

Celso Villar Torino, Superintendente de Operação de Geração e Transmissão, ITAIPÚ BINACIONAL - Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é Superintendente de Operação de Geração e Transmissão da ITAIPU Binacional. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção.

 

 

 

Danilo Gusmão Araújo, Superintendente de Operação e Manutenção da Distribuição, CEMIG - MBA Empresarial Gestão de Negócios - IBMEC Business School - 2001. Especialização Gestão Estratégica - Universidade Federal Minas Gerais - 1997. Graduação Engenharia Elétrica - Universidade Vale do Rio Doce - 1988. Atualmente - Superintendente de Operação da Distribuição - CEMIG. 2009-2010 - Gerente do Centro Integrado de Operação da Distribuição - CEMIG. Responsável pela Operação em tempo real de todo o sistema elétrico de baixa, média e alta tensão da área de concessão da Cemig a partir do COD localizado em Belo Horizonte. 2008-2009 - Gerente de Operação da Distribuição Metropolitana - CEMIG. Gerência responsável pelo Acompanhamento, Controle e Operação em tempo real (COD) da região metropolitana de Belo Horizonte. 2006-2008 - Gerente de Relacionamento Comercial e Serviços Ipatinga - CEMIG. Gerência responsável pelo Relacionamento Comercial com clientes cativos e Poder Público, Execução em campo das manutenções preventivas, corretivas e serviços comerciais, na região do Vale do Aço. 2001-2006 - Gerente de Operação e Manutenção Leste - CEMIG. Gerência responsável pelo Planejamento da Operação e Manutenção das Redes de Distribuição e Execução da Manutenção das Instalações de Alta Tensão do Leste de Minas Gerais. 1998-2001 - Gerente do Distrito de Distribuição de Araçuai - CEMIG. Gerência responsável pelo Atendimento, Faturamento, Arrecadação e Execução em campo das manutenções preventivas, corretivas e serviços comerciais em 25 municípios. 1989-1998 - Engenheiro de Distribuição de Energia - Cemig. Atuando nas áreas de Planejamento, Operação e Manutenção nas regionais de Caratinga e Gov. Valadares. 2010 - Participação em visitas técnica a empresas de distribuição e de tecnologia em Portugal, Espanha e França para prospecção de Sistemas de Gestão de Despacho e SCADA, para aplicação ao COD. 2009-2010 - Gerente do projeto de unificação dos 7 Centros Regionais de Distribuição da Cemig, criando o Centro Integrado de Operação da Distribuição, que Supervisiona, Controla e Opera todo o sistema de 138 kV a 127 volts da Companhia. Participação em eventos nacionais e internacionais como Palestrante.

 

 

 

Edson José Marcolin, Superintendente de Operações da Geração e Transmissão, COPEL - A Superintendência de Operações da Geração e Transmissão é responsável pelo Centro de Operações da G&T, pela Engenharia de Operação e Manutenção da G&T, Contabilização e Comercialização de Energia e Gestão Regulatória da Geração e Transmissão. Formação acadêmica: Universidade Federal do Paraná, MBA - Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, 2000 - 2001. Fundação Dom Cabral, MBA em Gestão Empresarial, 1995 - 1996. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Especialização em Acionamentos Industriais, Acionamentos, 1987 - 1987. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Engenheiro Eletricista, Eletrônica e Telecomunicações, 1981 - 1986

 

 

Eduardo José Bernini, Presidente, TEMPO GIUSTO - Economista pela FEA/USP, com pós graduação em Teoria do Desenvolvimento Econômico pela PUC/SP, em Economia do Setor Energético pelo IEE/USP e de extensão na University of Virginia - Darden School - Senior Executive Program. Sua experiência profissional inclui o cargo de Secretário Adjunto de Energia no MME e no Governo do Estado de São Paulo e a presidência de diversas empresas e grupos investidores do setor de energia, dentre elas Eletropaulo (preparação para privatização), grupo AES no Brasil (AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê, AES Uruguaiana), EDP Brasil e VBC Energia, docência em cursos de administração e economia, bem como consultoria a diversas empresas. Autor de artigos sobre o setor energético e infra-estrutura.

 

 

 

Gabriela Desirê Olimpio Pereira, Gerente de Relacionamento Operacional, FORÇA EÓLICA DO BRASIL - Relacionamento Operacional com o ONS, Agentes e Associações. Pré-operação, Normatização, Pós-Operação, Sistemas de Telecomunicações. Estruturação do futuro Centro de Operações de Energia Renováveis (CORE-BR, a ser construído no Rio de Janeiro).Gerenciamento das áreas de pré-operação, normatização, pós-operação dos ativos. Foi responsável pelo Gerenciamento do projeto de implantação do Centro de Controle integrado da State Grid, no Rio de Janeiro. Atuou na área de normatização, treinamento, supervisão da operação em tempo real. Recomposição do Sistema Elétrico Nacional. Formação acadêmica: PUC-RJ, Master of Business Administration (MBA), Desenvolvimento Gerencial. UNIFEI, Especialista em Sistemas Elétricos, Transmissão de Sistemas Elétricos. Instituto Militar de Engenharia, Especialista em Sistemas de Controle.  Universidade Federal do Ceará, Engenheira Eletricista, Sistemas Elétricos de Potência

 

 

 

Giancarlo Vassão de Souza, Presidente, ELEKTRO. Formado pela Universidade de Engenharia de Santos , tem MBA em Gestão Empresarial  Internacional pela FGV e Liderança na Indústria Global de Energia pela ESADE Business School. Com 13 anos de experiência no setor elétrico, está na Elektro desde 2003. Neste período, o executivo já foi Gerente de Infraestrutura e Frota,  Executivo de Distribuição, atuando em várias localidades da área de concessão da Elektro.

 

 

 

José Sidnei Colombo Martini, Professor Doutor, POLI - USP . Formado em Engenharia Elétrica, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). É professor Titular e Chefe do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da POLI-USP. Foi Prefeito do Campus da Capital da Universidade de São Paulo. É pesquisador nas áreas de Energia, Computação e Tecnologia da Informação, com ênfase em sistemas de tempo real, espacialmente distribuídos e coordenados por centros de controle. Presidiu, por uma década, as principais empresas de transmissão de energia elétrica no Estado de São Paulo (CTEEP e EPTE). Foi diretor em empresas de engenharia, atando nas áreas de Saneamento Básico, Energia Elétrica e Energia Nuclear em áreas de sua especialidade.

 

 

 

Mauro Lúcio Ferreira de Amorim, Gerente de Operação do Sistema, LIGHT. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora(1997).  Serviços técnicos especializados , Gerência de Operação do sistema de Alta Tensão. Atividades de pré e pós-despacho de carga.

Nelson Kagan, Professor/Doutor, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1982), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1988), Doutorado (Ph.D) em Engenharia Elétrica - University of London (1993) e Livre-docência pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1983. É revisor da Sociedade Brasileira de Automática, revisor e Senior Member do IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, Membro do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica e Representante do CIRED no Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de energia elétrica, Análises de redes elétricas, Otimização de sistemas elétricos de potência e Aplicação de sistemas inteligentes. Coordena o Centro de Estudos em Regulação de Energia Elétrica e o Núcleo de Pesquisa em Redes Elétricas Inteligentes na Universidade de São Paulo

 

 

Nilson Baroni Jr., Diretor de Operações, AES ELETROPAULO - Possui 25 anos de experiência em áreas Engenharia e Operação de redes de distribuição de energia elétrica da Eletropaulo. Atualmente é responsável pela gestão de todo o sistema elétrico de baixa, média e alta tensão da Eletropaulo com a responsabilidade sob 2.500 colaboradores. Atvidades: - Gestão de Manutenção Preventiva e Expansão do sistema aéreo de distribuição (projetos e execução); Gestão de Manutenção Preventiva e Corretiva do sistema de distribuição subterrâneo de baixa, média e alta tensão alem da expansão do sistema de distribuição subterrâneo de baixa e média tensão (projetos e execução); Gestão da Central de Operações da Eletropaulo; Relação com agentes do setor elétrico brasileiro (ONS, ANEEL, ARSESP, etc.)

Roberto Mario Di Nardo, Diretor Técnico, QUEIROZ GALVÃO ENERGIA - Engenheiro elétrico com especialização em Novo Ambiente Regulatório, Institucional e Organizacional do Setor Elétrico pela USP, pela Unicamp e pela EFEI e com MBA em Marketing de Serviços pela USP, Roberto Di Nardo foi Vice-Presidente de Operações da AES Eletropaulo e ocupou o posto de Diretor-Geral da AES Sul, distribuidora de energia elétrica do Rio Grande do Sul. Respondeu pela Diretoria Executiva de Distribuição da AES Eletropaulo, sendo o responsável direto pelas unidades operacionais de toda a empresa e pelo complexo de oficinas e laboratórios

 

 

Thiago Freire Guth, Diretor de Operações, CPFL - Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Sergipe.Atualmente, responsável pela operação de 8 distribuidoras de energia contemplando os processos de tempo real técnico e comercial, pré-operação, pós-operação, planejamento operacional, centro de medição e eficiência operacional.

Comitê Organizador

 

 

Antoninho Borghi, Diretor, INOVAFOCUS - Trabalhou na Light, depois na AES Eletropaulo por 42 anos ocupando diversos cargos, como Diretor de Operação e Call Center, Diretor de Operação e Planejamento, Vice Presidente Técnico. Foi nomeado membro da câmara de gestão durante o racionamento de 2001, pelo então ministro Pedro Parente. Foi representante da AES Eletropaulo no ONS e ABRADEE.

 

 

 

Fernando Mirancos da Cunha, Diretor, INOVAFOCUS - Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade São Judas Tadeu, com especialização em Administração de Empresas, pela FIA/FEA/USP. Coordenou e participou da elaboração de trabalhos no âmbito do CODI/ABRADEE, CIER e projetos de P&D. Foi representante da AES Eletropaulo no Comitê Técnico da ABRADEE. Trabalhou 25 anos na AES Eletropaulo, tendo atuado nas áreas de projetos de linhas de transmissão, regional, callcenter e operação. Respondeu pela Diretoria de Operação da AES Eletropaulo, entre 2009 e 2010.

 

 

 

João Carvalho Damas, Diretor, INOVAFOCUS - Trabalhou na AES Eletropaulo durante 36 anos gerenciando as áreas de Operação  da Distribuição Aérea e Subterrânea, Atendimento Técnico e Comercial de clientes de baixa e média tensão. Desenvolveu diversos sistemas de operação, treinamento, iluminação pública, automação de despacho de serviços, de Call Center e de integração do atendimento com a automação de subestações. Participou da implantação de sistemas de Gestão Técnica e Comercial, sistemas de automação, além de ter implantado a Central de Operações da Empresa. Coordenador de projetos de P&D, autor de diversos trabalhos publicados em seminários nacionais e internacionais com obtenção de prêmios de excelência, de gestão e melhoria de qualidade, de inovação e dois prêmios de responsabilidade social.

 

 

 

Julio M. Rodrigues, Diretor Executivo, RPM BRASIL - Tem formação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 1989 exerce as funções de direção na RPM Brasil, empresa promotora de eventos nos segmentos de energia, infra-estrutura e tecnologias emergentes. É um dos fundadores e Diretor Executivo do Fórum Latino-Americano de Smart Grid. Foi Diretor de Marketing das empresas EmiCom e Embranews, representantes de publicações internacionais da editora norte-americana McGraw Hill. Foi Gerente de Marketing da Serbrás e Gerente de Atendimento e Mídia das agências de publicidade Skell Nasa, M. Santos e M. Gonçalves. Exerceu as atividades de Recursos Humanos da Prodam, Unibanco e SABESP e Assessor de Planejamento da PUC-SP.