Contato
Home Page

 

 
Apoio Institucional
Realização

Perfil

É fundamental suprir a necessidade de informações dos profissionais, do Brasil e de outros países, que atuam na área de energia elétrica, especialmente em empresas de geração, de transmissão e de distribuição de energia elétrica - GTD, agências reguladoras, fornecedores de tecnologia para redes de distribuição, linhas de transmissão e usinas de geração, fornecedores de tecnologia da informação e comunicação (TIC), fornecedores de hardware, de software, de serviços, de equipamentos e materiais para empresas de GTD, instituições de ensino e pesquisa, governo e consultorias.

Com o objetivo de avaliar a importância da manutenção para o cumprimento das obrigações regulatórias e para o atendimento das exigências do mercado consumidor de energia elétrica, bem como a evolução que vem acontecendo na definição de políticas adotadas pelas empresas, na capacitação das equipes, na estruturação dos processos e na adoção de novas tecnologias, a InovaFocus e a RPM Brasil promovem o CETECMAN/2018 - 3º Congresso Técnico sobre Manutenção nas Empresas de Energia Elétrica, nos dias 29 e 30 de outubro de 2018, no Pestana São Paulo City & Conference Hotel, em São Paulo, SP.

Para esta 3ª edição, foi escolhido como tema central "A importância estratégica da manutenção e da gestão de ativos no desempenho do sistema elétrico brasileiro".

Objetivo

O Sistema Elétrico Brasileiro - SEB é constituído de várias instalações de geração, transmissão e de distribuição de energia elétrica. São mais de 4 mil empreendimentos de geração em funcionamento, mais 125 mil quilômetros de linhas de transmissão e aproximadamente 75 milhões de consumidores conectados às instalações de transmissão e de distribuição de energia elétrica.

O ciclo de vida de um sistema elétrico é composto de várias etapas. As mais importantes são planejamento, engenharia (padrões, normas, proteção, automação), projeto, construção, gestão de ativos, comissionamento, operação, manutenção, ligação/conexão e faturamento.

A importância da MANUTENÇÃO no SEB está diretamente relacionada ao cumprimento de várias obrigações regulatórias. Entre essas obrigações, podemos mencionar as mais importantes: no caso da geração, (i) a garantia física de produção de energia; na transmissão, (ii) a disponibilidade das instalações; e na distribuição, (iii) a continuidade do fornecimento de energia elétrica.

O CETECMAN pretende promover a discussão sobre a importância estratégica, tática e operacional da MANUTENÇÃO nas empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Além disso, o CETECMAN tem como propósito discutir todos os aspectos relacionados com a etapa MANUTENÇÃO, ou seja, as pessoas, os processos e as tecnologias.

É oportuno reconhecer, também, que a discussão, bastante atual, sobre a gestão dos ativos tem impactos diretos nos resultados esperados da MANUTENÇÃO.

Público Alvo

Diretores, gerentes, engenheiros, técnicos, pesquisadores, professores, fornecedores de produtos, equipamentos e materiais, profissionais que atuam nos setores de manutenção, operação, engenharia, planejamento, projeto, desenvolvimento de tecnologia, tecnologia da informação e comunicação, automação, jurídico, regulação de serviços públicos, P&D,I, em:

- Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
- Agências reguladoras e fiscalizadoras;
- Fornecedores de tecnologia, equipamentos e materiais para redes de distribuição;
- Fornecedores de tecnologia, equipamentos e materiais para linhas de transmissão;
- Fornecedores de tecnologia, equipamentos e materiais para usinas/parques para geração;
- Fornecedores de tecnologia da informação e comunicação (TIC);
- Fornecedores de sistemas de gestão da manutenção;
- Fornecedores de hardware;
- Fornecedores de software;
- Fornecedores de serviços;
- Instituições de ensino e pesquisa;
- Governo;
- Consultorias;
- Empresas de Infraestrutura;
- Empresas Prestadoras de Serviços - EPS;
- Outras.

Perfil das Expositoras

- Fornecedores de sistemas de gestão de manutenção;
- Fornecedores de sistemas de gestão de ativos;
- Fornecedores de tecnologia de informação e comunicação (TIC);
- Fornecedores de tecnologia, equipamentos e materiais para redes de distribuição;
- Fornecedores de tecnologia, equipamentos e materiais para linhas de transmissão;
- Fornecedores de tecnologia, equipamentos e materiais para usinas/parques para geração;
- Fornecedores de hardware;
- Fornecedores de software
- Fornecedores de serviços;
- Fornecedores de sistemas GIS;
- Fornecedores de tecnologia para inspeção;
- Centros e institutos de ensino e pesquisa;
- Consultorias.

Chamada de Trabalhos

Apresentamos esta Chamada de Trabalhos, cujo prazo final para envio de proposta de apresentação de trabalho foi prorrogado até o dia dia 16 de julho de 2018, segunda-feira.

O Comitê Organizador será responsável pela análise dos resumos dos trabalhos enviados.

O tempo da palestra será de 20 minutos para a apresentação.

Ao final do CETECMAN/2018, será escolhido um dos trabalhos aprovados e apresentados em plenário para receber, como prêmio, duas passagens de dia e volta para a cidade de Paris (valor equivalente a US$ 1,100.00 cada uma, perfazendo um total de US$ 2,200.00). Haverá ainda premiação especial para o 2º e 3º trabalhos melhor avaliados.

Para download da Chamada de Trabalhos clique aqui!