Conselho Consultivo

 

 

Antonio Paulo da Cunha  

Diretor, SINAPSIS 

 

Graduado em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrotécnica pela Universidade de São Paulo (1985) com Mestrado (1997) e Doutorado (2011) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Desde 2008 é Sócio-Diretor da Sinapsis Inovação em Energia, empresa de base tecnológica que atua em projetos de P&D, consultoria e desenvolvimento de aplicativos para as áreas de geração, transmissão e distribuição aérea e subterrânea. De 2005 a 2008 atuou como pesquisador em diversos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento junto a Escola Politécnica da USP (PEA/ENERQ) e Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). Entre 1986 e 2005 atuou na Pirelli Cabos de Energia nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Engenharia e Qualidade. As experiências profissionais abrangem Redes e Linhas de Distribuição e Transmissão Subterrâneas, temas relacionados às Redes Elétricas Inteligentes como Geração Distribuída, Automação, Monitoramento, Medição e Localização de Faltas, além de Simulação e Cálculo de Redes Elétricas, Cálculo de Perdas Regulatórias, Medição Pré-paga, Modelagens Térmicas, Elétricas e Eletrostáticas de Sistemas e Componentes, Estudos de Confiabilidade e Vida Útil, Materiais Dielétricos, Ensaios de Alta Tensão e Desenvolvimento de Produtos como cabos cobertos e isolados para Distribuição Aérea e Subterrânea primária e secundária, bem como Subtransmissão e Transmissão Subterrânea em 69 kV, 138 kV, 230 kV e 345 kV. Realizou mais de vinte viagens internacionais a Argentina, Chile, Venezuela, Estados Unidos, Itália, França, Áustria e Indonésia para fins de atualização, assistência técnica e participação em congressos.  

 

 

Arthur Franklin Marques de Campos  

Superintendente de Manutenção do Sistema, CEB 

 

Manutenção de todas as subestações de distribuição (34,5 kV, 69 kV e 138 kV) da região de Brasília. Formação acadêmica: Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG - Mestrado em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG - Graduação em Engenharia Elétrica.

 

 

Artur Pastorelli Braga  

Engenheiro de Expansão e Preservação de Redes Senior - ELEKTRO 

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Unitau – Universidade de Taubaté.  Aprovado como Auditor Líder da Qualidade – ISO 9001 pela Bureau  Veritas. Gerência de Projetos pela FGV. Trabalha na Elektro desde 1985, nas Áreas Operacionais e Corporativas da Elektro tais como Gerências de Distribuição: Engenharia, Setor Técnico Regional, Distrito; e Gerência de Subestações e Linhas de Transmissão. Responsável de atividades de redes de Distribuição, supervisão de setor técnico, engenheiro em empreendimentos, em distribuição, e em expansão e preservação de redes, envolvendo: Projeto, Manutenção, Equipamentos, Planejamento, Operação, Qualidade e Segurança. Atualmente atua na Engenharia da Elektro, na Gerência de Expansão e Preservação de Redes em Normas e Metodologia da Distribuição e em RDS - Redes de Distribuição Subterrânea

 

 

Caetano Cezario Neto  

Gerente do Departamento de Engenharia, CTEEP 

 

Gerente do Departamento de Engenharia da CTEEP.

 

Caius Vinicius Sampaio Malagoli

Diretor de Engenharia, CPFL

 

Formado pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Malagoli tem pós-graduação em Gestão de Energia pela Universidade Mackenzie, em Finanças pelo IBMEC-SP e está cursando MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com 20 anos de experiência no setor elétrico, Malagoli está na CPFL Energia desde 2002, já tendo exercido diversos cargos de liderança. Neste período, o executivo já foi Gerente de Planejamento, Gerente de Gestão de Ativos da CPFL Piratininga, Gerente de Engenharia, Gerente de Engenharia de Manutenções e Padrões e Gerente de Engenharia de Transmissão. Antes de ingressar no Grupo trabalhou na EDP Bandeirante e atuou como engenheiro pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Desde julho de 2015, é conselheiro suplente do Comitê Brasileiro da CIER.

 

 

Ernesto João Robba

Professor Doutor, ENERQ / USP

 

Engenheiro Mecânico Eletricista na EPUSP (1955). Livre-Docente em 1964 e Professor Catedrático em 1968. Na EPUSP foi responsável pela consolidação do Grupo de Sistemas de Potência, tendo formado mestres e doutores que hoje constituem a maioria dos docentes do PEA. Nas décadas de 1960 e 1970 participou ativamente dos estudos e desenvolvimentos associados à modernização do sistema elétrico brasileiro. Foi também pioneiro no desenvolvimento de pesquisa aplicada na área de Distribuição de Energia Elétrica, área na qual trabalha até os dias de hoje. Foi Chefe de Departamento do antigo Departamento de Engenharia Elétrica da EPUSP (PEL) e também Diretor-Geral do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Foi Consultor Técnico da Themag Engenharia no período de 1971 a 1980. É Diretor Técnico da E. J. Robba Consultoria desde 1980. Publicou vários livros e artigos em revistas especializadas.

 

 

Fábio Brunheroto Forner

Diretor, REDENEL

 

Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em eletrotécnica pela Escola de Engenharia Mauá (2011). Atualmente é sócio da Redenel Engenharia. Atuando em redes de distribuição subterrânea de energia elétrica.

 

 

 

Flávio Aparecido dos Reis

Engenheiro de Normas e Procedimentos no Setor de Normalização Técnica, COPEL

 

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica - ênfase Eletrotécnica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Pós-graduado em Energias Renováveis pela Universidade Positivo. Linhas de pesquisa: eletrônica de potência aplicada a sistemas fotovoltaicos e geração distribuída. Na COPEL desde 2010, atua como Engenheiro de Normas e Procedimentos no Setor de Normalização Técnica, especificamente na área de Redes Subterrâneas de Distribuição, Sistemas Fotovoltaicos e Gestão de Ativos da Distribuidora. Participações anteriores no evento REDES SUBTERRÂNEAS DE ENERGIA ELÉTRICA como palestrante em 2014 e como moderador em 2015.

 

 

Henrique de Oliveira Henriques

Coordenador do Laboratório de Estudos de Transmissão e Distribuição - LETD / UFF

 

Formado em Engenharia Elétrica em 1978 pela UFRJ. Especialização em Engenharia de Distribuição de Energia em 1982 pela COPPE / UFRJ. Mestrado em Computação Aplicada e Automação pela UFF em 1998. Doutorado em Engenharia Elétrica pela COPPE / UFRJ em 2003. Trabalhou na LIGHT de 1978 a 2002 em atividades de Planejamento, Gerenciamento e Supervisão de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. Coordenador do Laboratório de Estudos de Transmissão e Distribuição, LETD / UFF desde 2002. Subchefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UFF de 2004 a 2009, ao qual trabalha até hoje como professor associado. Trabalhos mais recentes ligados ao tema do evento: LIGHT - 2008 - 2010 - Determinação de limites de carregamento de transformadores, usando modelos termo-dinâmicos e análise tridimensional - 3D; 2008 - 2010 - Metodologia de controle e desempenho de materiais e equipamentos de Redes de Distribuição; 2008 - 2009 - Sistema de Previsão de Falhas em Redes Subterrâneas; 2006 - 2008 - Desenvolvimentro de metodologia de gestão de falhas transitórias; 2006 - 2008 - Previsão de falhas em redes de Distribuição; 2006 - 2008 - Prospecção de ligações clandestinas em cabos enterrados ou embutidos; 2005 - 2007 - Desenvolvimento de Software para Gerenciamento da Manutenção Assistido por Computador - GMAC; 2003 - 2005 - Transição de Clientes do Sistema Network para Radial Subtrrâneo de Alta Qualidade; ELETROPAULO - 2007 - 2009 - Aplicação de Método de Inferência Fuzzy ao Gerenciamento Geo-referenciado de processos de manutenção terceirizada; 2003 - 2003 - Diagnóstico Técnico-Operacional das Empresas Eletropaulo, Tietê e Uruguaiana do Grupo  AES.

 

 

Ivan Rocha Silva

Gestor de Expansão de Subtransmissão de Linhas, COELBA

 

Foi Analista de Projeto e Construção de Linhas de Trasmissão na COELBA. Na Ibenbrasil foi Gerente de Linhas de Transmissão. Formação acadêmica: UFB A- Unversidade Federal da Bahia - Pós-Graduação em Administração.  UFU - UNVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA - Engenheiro Eletricista   

 


Luiz Eduardo Pereira Vaz

Gerente, LIGHT

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRJ em 1983. Trabalha a quase 30 anos na Light, tendo atuado em áreas de estudos, padronização de materiais e equipamentos, expansão, recuperação de energia e planejamento envolvendo redes de distribuição aéreas e subterrâneas. Atuou ainda como engenheiro do Centro de Serviços Compartilhados da EDF - Branch Américas. Foi responsável pela padronização e especificação de materiais e equipamentos, elaboração de procedimentos para construção, operação e manutenção de redes e subestações do Sistema Distribuidor, além das regulamentações para fornecimento de energia até 34,5 kV.

 

 

Nilson Baroni Jr.

Gerente de Gestão do Subterrâneo, AES ELETROPAULO

 

Gerente de Gestão do Subterrâneo da AES Eletropaulo. Tenho experiência de 20 anos no setor elétrico tendo desenvolvido trabalhos em diversas áreas como operação, subtransmissão subterrânea, sistema de média e baixa tensão aérea, etc. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade São Judas Tadeu com pós graduação em Administração de Empresas pelo Instituto Mauá de Tecnologia e Economia pela Universidade de São Paulo (USP).

 

 

Plácido Antônio Brunheroto

Diretor, REDENEL

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1972 Trabalhou nas seguintes empresas: LIGHT Serviços de Eletricidade de São Paulo (1973 - 1977), Themag Engenharia (1977 - 1980), Eletrosistemas Engenharia Consultiva (1980-1984), Pirelli (1984-1986), Eletropaulo Eletricidade de São Paulo (1986-1999), Servel Engenharia e Comércio (1999 - 2005), Solarys Engenharia e Representações / Redenel Engenharia (2005 - 2011). Nestas empresas participou na elaboração de estudos, normas, especificações, padrões e projetos assim como da implantação de redes de distribuição subterrânea.

 

 

 

Ronaldo Antonio Roncolatto

Diretor, RAR

 

Ex-Gerente da Divisão de Engenharia de Manutenção, CPFL ENERGIA. Engenheiro Eletricista formado pela Unicamp em 1981. Especialização em Engenharia de Qualidade Industrial pela Unicamp. Pós-graduação MBA em Gerência de Projetos pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Ingressou em 1982 na CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, tendo passado por vários cargos e funções no Departamento de Engenharia de Distribuição da CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, como engenheiro de normas e padrões e gerente das Divisões de Normas e Padrões, Qualidade de Fornecimento e Engenharia de Materiais e Equipamentos. Desde 2002, com a criação do grupo CPFL Energia, é gerente da Divisão de Engenharia de Manutenção, foi responsável pela padronização de materiais e equipamentos, normalização para projetos e construção e procedimentos para manutenção e proteção dos sistemas elétricos da CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz..

 

 

Sebastião João Santolin

Gestor Executivo Operação e Manutenção, EDP

 

Colégio Técnico Industrial João Baptista de Lima e Figueiredo, Técnico em Eletrotécnica, Eletrotécnico. Universidade de Mogi das Cruzes, Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista. Fundação Getulio Vargas -FGV/RJ, Gestão de pessoas, macroeconomia, gestão de processos, gestão financeira, marketing, gestão da Qualidade, etc. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Empresarial. Na EDP BENDEIRANTE: Gerir a implantação e desenvolvimento do portifólio de projetos de substações, linhas e redes de distribuição. Gerir e organizar as prioridades de desenvolvimento dos empreendimentos em função dos recursos disponiveis e das metas de crescimento do grupo, determinando quais tarefas devem ser realizadas, quem as realiza e como devem realizá-las. Gerir as diversas interfaces internas e externas associadas aos projetos AT e MT, engenharia, sistemas técnicos e meio ambiente. Liderar a equipe de GOs de modo a alcançar os resultados assumidos no Plano de Negócios, facilitando a comunicação e resolvendo os conflitos. Gerir os custos e prazos necessários para garantir a implantação dos projetos e suas taxas de retorno, monitorando o desempenho da organização. Gerir os aspectos e impactos ambientais decorrentes do negócio, incluindo o licenciamneto ambiental de empreendimentos, sistema de gestão ambiental, monitoramento de passivos, relacionamento com partes interessadas em matérias de ambiente e reporte periódico das atividades buscando consolidar a política de ambiente da EDP, garantir a conformidade legal das operações, dar resposta às demandas de partes interessadas e manter a empresa e o Grupo em posição de destacada em matérias des sustentabilidade.

 

 

Comitê Organizador

 

 

Fernando Massami Aita

Consultor, REDES SUBTERRÂNEAS DE ENERGIA ELÉTRICA

 

Formação em Engenharia Elétrica; MBA em Administração; Trabalhou na Eletropaulo por 30 anos, deixando a empresa em 2008; Ocupou vários cargos gerenciais nas Regionais dessa empresa; Nos últimos 5 anos foi Gerente de Engenharia da Distribuição da Eletropaulo, área responsável dentre outros assuntos, pelos padrões de redes aéreas e subterrâneas de distribuição de energia elétrica. Atualmente é Consultor na área de Gestão de empreendimentos voltados ao segmento de energia elétrica.

 

 

João José dos Santos Oliveira

Consultor, REDES SUBTERRÂNEAS DE ENERGIA ELÉTRICA

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1977. Pós-Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1996. Trabalhou durante 30 anos na AES Eletropaulo, sendo responsável por diferentes áreas ao longo destes anos tais como Operação e Engenharia; Foi diretor de Engenharia no período de 2003 a 2006; De 2006 até 2008 foi diretor Regional para a região norte e centro de São Paulo e foi encarregado da administração e operações subterrâneas.

 

 

Julio César Ramos Lopes

Diretor, INOVATEC

 

Graduado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem pós-graduação em MBA Executivo Internacional pela FIA USP. Cursos de especialização na Owen School da Vanderbilt University, Wharton School da Pensilvânia University e Darden School da Virginia University dos Estados Unidos, além da London City School na Inglaterra e da Ècole de Management de Lyon na França. Foi Gerente Executivo de Planejamento e Engenharia da Eletropaulo e atualmente é diretor da Inovatec Consultoria e Engenharia. Atua há mais de 27 anos com engenharia, projetos e construções de linhas de transmissão subterrâneas nas tensões de 88 a 345 kV. Foi representante do Brasil no Study Committee B1 - Insulated Cables do Cigré - Conseil International dês Grands Réseaux Électriques - e ex-coordenador do Comitê de Estudos B1 - Cabos Isolados do Cigré-Brasil.

 

 

Julio M. Rodrigues

Diretor Executivo, RPM BRASIL

 

Tem formação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 1989 exerce as funções de direção na RPM Brasil, empresa promotora de eventos nos segmentos de energia, infra-estrutura e tecnologias emergentes. É um dos fundadores e Diretor Executivo do Fórum Latino-Americano de Smart Grid. Foi Diretor de Marketing das empresas EmiCom e Embranews, representantes de publicações internacionais da editora norte-americana McGraw Hill. Foi Gerente de Marketing da Serbrás e Gerente de Atendimento e Mídia das agências de publicidade Skell Nasa, M. Santos e M. Gonçalves. Exerceu as atividades de Recursos Humanos da Prodam, Unibanco e SABESP e Assessor de Planejamento da PUC-SP.