Conselho Consultivo

 

 

Antonio Paulo da Cunha  

Diretor, SINAPSIS 

 

Graduado em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrotécnica pela Universidade de São Paulo (1985) com Mestrado (1997) e Doutorado (2011) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Desde 2008 é Sócio-Diretor da Sinapsis Inovação em Energia, empresa de base tecnológica que atua em projetos de P&D, consultoria e desenvolvimento de aplicativos para as áreas de geração, transmissão e distribuição aérea e subterrânea. De 2005 a 2008 atuou como pesquisador em diversos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento junto a Escola Politécnica da USP (PEA/ENERQ) e Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). Entre 1986 e 2005 atuou na Pirelli Cabos de Energia nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Engenharia e Qualidade. As experiências profissionais abrangem Redes e Linhas de Distribuição e Transmissão Subterrâneas, temas relacionados às Redes Elétricas Inteligentes como Geração Distribuída, Automação, Monitoramento, Medição e Localização de Faltas, além de Simulação e Cálculo de Redes Elétricas, Cálculo de Perdas Regulatórias, Medição Pré-paga, Modelagens Térmicas, Elétricas e Eletrostáticas de Sistemas e Componentes, Estudos de Confiabilidade e Vida Útil, Materiais Dielétricos, Ensaios de Alta Tensão e Desenvolvimento de Produtos como cabos cobertos e isolados para Distribuição Aérea e Subterrânea primária e secundária, bem como Subtransmissão e Transmissão Subterrânea em 69 kV, 138 kV, 230 kV e 345 kV. Realizou mais de vinte viagens internacionais a Argentina, Chile, Venezuela, Estados Unidos, Itália, França, Áustria e Indonésia para fins de atualização, assistência técnica e participação em congressos. 

 

 

Arthur Franklin Marques de Campos  

Superintendente de Manutenção do Sistema, CEB 

 

Manutenção de todas as subestações de distribuição (34,5 kV, 69 kV e 138 kV) da região de Brasília. Formação acadêmica: Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG - Mestrado em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG - Graduação em Engenharia Elétrica.

 

 

Caetano Cezario Neto  

Gerente do Departamento de Engenharia, CTEEP 

 

Gerente do Departamento de Engenharia da CTEEP.

 

 

 

Caius Vinicius Sampaio Malagoli (convidado)

Diretor de Engenharia, CPFL 

 

Formado pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Malagoli tem pós-graduação em Gestão de Energia pela Universidade Mackenzie, em Finanças pelo IBMEC-SP e está cursando MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com 20 anos de experiência no setor elétrico, Malagoli está na CPFL Energia desde 2002, já tendo exercido diversos cargos de liderança. Neste período, o executivo já foi Gerente de Planejamento, Gerente de Gestão de Ativos da CPFL Piratininga, Gerente de Engenharia, Gerente de Engenharia de Manutenções e Padrões e Gerente de Engenharia de Transmissão. Antes de ingressar no Grupo trabalhou na EDP Bandeirante e atuou como engenheiro pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Desde julho de 2015, é conselheiro suplente do Comitê Brasileiro da CIER.

 

 

 

 

Cyro Vicente Boccuzzi

Diretor, ECOEE

 

É o fundador e principal executivo da ECOee. Com quase 30 anos de experiência no setor de energia. Atuou por mais de 25 anos na AES Eletropaulo. Durante esse período, assumiu responsabilidades nas áreas técnicas, operacionais, comerciais e administrativas da empresa, chegando ao posto de vice-presidente por sete anos. Posteriormente, entre 2008 e 2009, foi diretor-executivo da consultoria Andrade & Canellas.  Foi também membro do conselho de administração de várias empresas e entidades, como a AES Sul, a AES Tietê e o Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade São Paulo (IEE-USP). Atualmente é vice-presidente do Comitê Estratégico de Energia da AMCHAM – São Paulo e presidente do Fórum Latino Americano de Smart Grid.

 

 

 

 

Edson Yakabi  

Engenheiro Sênior, EDP 

 

Engenheiro Sênior da EDP.

 

 

 

Fábio Brunheroto Forner  

Diretor, REDENEL 

 

Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em eletrotécnica pela Escola de Engenharia Mauá (2011). Atualmente é sócio da Redenel Engenharia. Atuando em redes de distribuição subterrânea de energia elétrica.

 

 

 

 

Fernando Massami Aita

Consultor, REDES SUBTERRÂNEAS DE ENERGIA ELÉTRICA

 

Formação em Engenharia Elétrica; MBA em Administração; Trabalhou na Eletropaulo por 30 anos, deixando a empresa em 2008; Ocupou vários cargos gerenciais nas Regionais dessa empresa; Nos últimos 5 anos foi Gerente de Engenharia da Distribuição da Eletropaulo, área responsável dentre outros assuntos, pelos padrões de redes aéreas e subterrâneas de distribuição de energia elétrica. Atualmente é Consultor na área de Gestão de empreendimentos voltados ao segmento de energia elétrica.

 

 

Flávio Aparecido dos Reis

Engenheiro de Normas e Procedimentos no Setor de Normalização Técnica, COPEL

 

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica - ênfase Eletrotécnica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Pós-graduado em Energias Renováveis pela Universidade Positivo. Linhas de pesquisa: eletrônica de potência aplicada a sistemas fotovoltaicos e geração distribuída. Na COPEL desde 2010, atua como Engenheiro de Normas e Procedimentos no Setor de Normalização Técnica, especificamente na área de Redes Subterrâneas de Distribuição, Sistemas Fotovoltaicos e Gestão de Ativos da Distribuidora. Participações anteriores no evento REDES SUBTERRÂNEAS DE ENERGIA ELÉTRICA como palestrante em 2014 e como moderador em 2015.

 

 

Ivan Rocha Silva

Gestor de Expansão de Subtransmissão de Linhas, COELBA

 

Foi Analista de Projeto e Construção de Linhas de Trasmissão na COELBA. Na Ibenbrasil foi Gerente de Linhas de Transmissão. Formação acadêmica: UFB A- Unversidade Federal da Bahia - Pós-Graduação em Administração.  UFU - UNVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA - Engenheiro Eletricista   

 

 

 

 

João José dos Santos Oliveira

Consultor, REDES SUBTERRÂNEAS DE ENERGIA ELÉTRICA

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1977. Pós-Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1996. Trabalhou durante 30 anos na AES Eletropaulo, sendo responsável por diferentes áreas ao longo destes anos tais como Operação e Engenharia; Foi diretor de Engenharia no período de 2003 a 2006; De 2006 até 2008 foi diretor Regional para a região norte e centro de São Paulo e foi encarregado da administração e operações subterrâneas.

 

 

 

 

José Sidnei Colombo Martini

Professor / Doutor, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 

Formado em Engenharia Elétrica, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). É professor Titular e Chefe do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da POLI-USP. Foi Prefeito do Campus da Capital da Universidade de São Paulo. É pesquisador nas áreas de Energia, Computação e Tecnologia da Informação, com ênfase em sistemas de tempo real, espacialmente distribuídos e coordenados por centros de controle. Presidiu, por uma década, as principais empresas de transmissão de energia elétrica no Estado de São Paulo (CTEEP e EPTE). Foi diretor em empresas de engenharia, atando nas áreas de Saneamento Básico, Energia Elétrica e Energia Nuclear em áreas de sua especialidade.

 

 

 

 

Julio César Ramos Lopes

Diretor, INOVATEC

 

Graduado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem pós-graduação em MBA Executivo Internacional pela FIA USP. Cursos de especialização na Owen School da Vanderbilt University, Wharton School da Pensilvânia University e Darden School da Virginia University dos Estados Unidos, além da London City School na Inglaterra e da Ècole de Management de Lyon na França. Foi Gerente Executivo de Planejamento e Engenharia da Eletropaulo e atualmente é diretor da Inovatec Consultoria e Engenharia. Atua há mais de 27 anos com engenharia, projetos e construções de linhas de transmissão subterrâneas nas tensões de 88 a 345 kV. Foi representante do Brasil no Study Committee B1 - Insulated Cables do Cigré - Conseil International dês Grands Réseaux Électriques - e ex-coordenador do Comitê de Estudos B1 - Cabos Isolados do Cigré-Brasil.

 

 

 

 

Julio M. Rodrigues

Diretor Executivo, RPM BRASIL

 

Tem formação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 1989 exerce as funções de direção na RPM Brasil, empresa promotora de eventos nos segmentos de energia, infra-estrutura e tecnologias emergentes. É um dos fundadores e Diretor Executivo do Fórum Latino-Americano de Smart Grid. Foi Diretor de Marketing das empresas EmiCom e Embranews, representantes de publicações internacionais da editora norte-americana McGraw Hill. Foi Gerente de Marketing da Serbrás e Gerente de Atendimento e Mídia das agências de publicidade Skell Nasa, M. Santos e M. Gonçalves. Exerceu as atividades de Recursos Humanos da Prodam, Unibanco e SABESP e Assessor de Planejamento da PUC-SP.

 

 

 

 

Leonardo Borelli Jr.

Gerente de Gestão do Sistema Subterrâneo, ELETROPAULO

 

Gerente de Gestão do Sistema Subterrâneo da ELETROPAULO

 

 

 

Luiz Braz Franceschini

Gerente de engenharia de Ativos da Distribuição, CEMIG

 

Graduado em Engenharia Elétrica e Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF, MG. Pós-graduado em Análise de Sistemas de Informações Gerenciais, pela Faculdade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ. MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais- IBMEC, Belo Horizonte, MG. Trabalha desde de 1986 na Cemig Distribuição SA, onde ocupou vários cargos nas áreas de engenharia, operação, projetos e expansão, comercial e serviços da distribuição.

 

 

 

 

Luiz Eduardo Pereira Vaz

Gerente, LIGHT

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRJ em 1983. Trabalha a quase 30 anos na Light, tendo atuado em áreas de estudos, padronização de materiais e equipamentos, expansão, recuperação de energia e planejamento envolvendo redes de distribuição aéreas e subterrâneas. Atuou ainda como engenheiro do Centro de Serviços Compartilhados da EDF - Branch Américas. Foi responsável pela padronização e especificação de materiais e equipamentos, elaboração de procedimentos para construção, operação e manutenção de redes e subestações do Sistema Distribuidor, além das regulamentações para fornecimento de energia até 34,5 kV.

 

 

 

 

Mário Daniel da Rocha Teixeira Jr.

Diretor, KIT ACESSÓRIOS

 

Recebeu seu grau em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Petrópolis em 1972. De 1973 à 1976 trabalhou na LIGHT como Engenheiro do Departamento de Tecnologia da Distribuição. Em outubro de 1976 integrou-se a FICAP, onde ocupou diversos cargos sendo a sua posição atual a de Gerente de Tecnologia, Gestão da Qualidade e Ambiental. Foi presidente da QUALIFIO - Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos. É membro do CIGRÉ e do IEEE. Foi professor titular e Coordenador da Área de Sistemas de Potência da Escola de Engenharia da UVA, tendo ministrado cursos de extensão na UERJ e COOPPE da UFRJ.

 

 

 

 

Nivaldo Donizetti Morais

Gerente de Serviços Especiais, DME

 

Na DMED trabalha a mais de 20 anos, atualmente ocupando o cargo de Gerente de Serviços Especiais, na referida Gerencia está alocada a operação, manutenção e ampliação da Iluminação Pública do Município de Poços de Caldas. Graduação em Gestão de Serviços Públicos e Pós Graduação em Engenharia de Produção.  

 

 

 

 

Paula Scardino

Diretora, PAULA SCARDINO CONSULTORIA

 

Coordenadora Nacional NBR 16.577 da ABNT (substitui a NBR 14.787). Membro do GT Tripartite NR-33 – Bancada Patronal

 

 

 

 

Plácido Antonio Brunheroto

Diretor, REDENEL

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1972 Trabalhou nas seguintes empresas: LIGHT Serviços de Eletricidade de São Paulo (1973 - 1977), Themag Engenharia (1977 - 1980), Eletrosistemas Engenharia Consultiva (1980-1984), Pirelli (1984-1986), Eletropaulo Eletricidade de São Paulo (1986-1999), Servel Engenharia e Comércio (1999 - 2005), Solarys Engenharia e Representações / Redenel Engenharia (2005 - 2011). Nestas empresas participou na elaboração de estudos, normas, especificações, padrões e projetos assim como da implantação de redes de distribuição subterrânea.

 

 

 

 

Sérgio A. Palazzo

Diretor, SAP SERVICES  ENGENHEIROS CONSULTORES

 

Ex-Presidente da ABRATT e Ex-Membro do Comitê Executivo da ISTT