Conselho Consultivo

 

 

Adriano Ramos Campos  

Gestor Executivo, EDP

 

Profissional com 29 anos de experiência no setor de energia , formado pela Universidade Santa Cecilia de Santos , MBA em gestão de pessoas pela UniAnhanguera e Liderança Executiva pela Fundação Dom Cabral. Iniciou a carreira como menor Aprendiz e atuou sempre em atividades relacionadas ao Centro de Operação da Distribuição. Está na EDP desde 2011 , neste período o executivo já foi Gestor Operacional da Operação e Gestor Executivo de Operação. Atualmente é responsável pela Operação do Sistema Elétrico Integrado com a execução das atividades de campo dos Centros de Serviços da Distribuição.. 

 

 

André Luiz Maschetto  

Gerente de Engenharia de Distribuição, CPFL 

 

Como Gerente de Engenharia de Distribuição da CPFL, lidera os processos de normatização, de padronização e da especificação de materiais, de padrões construtivos, de equipamentos, de ferramental e da frota operacional, dos serviços de construção e manutenção de linhas e redes de distribuição, dos serviços técnicos comerciais e dos sistemas técnicos que suportam estas atividades, no âmbito das Distribuidoras do Grupo CPFL.

Incentivar a implantação de novas tecnologias através de P&D e a prospecção e implantação de novos materiais, equipamentos e ferramentas, bem como a definição dos processos de trabalho e procedimentos relacionados a estas atividades, buscando maior segurança e produtividade. Graduado em Engenheiro Eletricista pela UFU.  Master of Business Administration (MBA) pela Universidade de São Paulo. Economia e Gestão empresarial pelo IBMEC..

 

 

Antonio Paulo da Cunha  

Diretor, SINAPSIS 

 

Graduado em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrotécnica pela Universidade de São Paulo (1985) com Mestrado (1997) e Doutorado (2011) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Desde 2008 é Sócio-Diretor da Sinapsis Inovação em Energia, empresa de base tecnológica que atua em projetos de P&D, consultoria e desenvolvimento de aplicativos para as áreas de geração, transmissão e distribuição aérea e subterrânea. De 2005 a 2008 atuou como pesquisador em diversos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento junto a Escola Politécnica da USP (PEA/ENERQ) e Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). Entre 1986 e 2005 atuou na Pirelli Cabos de Energia nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Engenharia e Qualidade. As experiências profissionais abrangem Redes e Linhas de Distribuição e Transmissão Subterrâneas, temas relacionados às Redes Elétricas Inteligentes como Geração Distribuída, Automação, Monitoramento, Medição e Localização de Faltas, além de Simulação e Cálculo de Redes Elétricas, Cálculo de Perdas Regulatórias, Medição Pré-paga, Modelagens Térmicas, Elétricas e Eletrostáticas de Sistemas e Componentes, Estudos de Confiabilidade e Vida Útil, Materiais Dielétricos, Ensaios de Alta Tensão e Desenvolvimento de Produtos como cabos cobertos e isolados para Distribuição Aérea e Subterrânea primária e secundária, bem como Subtransmissão e Transmissão Subterrânea em 69 kV, 138 kV, 230 kV e 345 kV. Realizou mais de vinte viagens internacionais a Argentina, Chile, Venezuela, Estados Unidos, Itália, França, Áustria e Indonésia para fins de atualização, assistência técnica e participação em congressos. 

 

 

Arthur Franklin Marques de Campos  

Superintendente de Manutenção do Sistema, CEB 

 

Responsável pela manutenção de todo o sistema elétrico de Brasília. Envolvendo manutenção em linhas e redes de distribuição aéreas e subterrâneas, subestações de distribuição, estações transformadoras e oficina eletromecânica. As atividades de manutenção em subestações de distribuição envolvem manutenção em equipamentos (transformadores de força, TCs, TPs, Disjuntores, Seccionadoras, Cubículos, etc), proteção, comando e controle e conservação e limpeza. Todas são realizadas com equipes próprias. As atividades em linhas e redes aéreas envolvem a inspeção, manutenção preventiva e corretiva em linhas de 34,5, 69 e 138 kV e em redes compactas e nuas de 13,8 kV e 380/220 V. As atividades de campo são realizadas por terceiros e o gerenciamento, fiscalização e programação realizados por equipe própria. As atividades em linhas, redes e estações transformadoras subterrâneas envolvem a inspeção, manutenção preventiva e corretiva em linhas de 34,5 e 138 kV, em redes subterrâneas de 13,8 kV e 380/220 V e em estações transformadoras (Chaves primárias, Transformadores, Protetores de Rede e Barramentos). Todas são realizadas com equipes próprias. A oficina é responsável pela manutenção em equipamentos, tratamento do óleo e reforma de transformadores de distribuição. Brasília possui uma população estimada de 2.977.216 de habitantes e área de 5.779,997 km2, sendo uma das capitais que mais cresce no país. Ela atende a cargas relevantes e que demandam alto nível de confiabilidade, tais como os três poderes, embaixadas, sedes de bancos, datacenters, quarteis generais, ao 3º maior aeroporto do país (em movimentação internacional de passageiros), dentre outras. Por se tratar de uma empresa estatal a gestão envolve conhecimentos sobre a legislação e seus processos. Demandando do gestor habilidades para atender às necessidades do sistema, emergenciais ou não, no tempo certo mediante a todas as burocracias envolvidas em uma empresa estatal.

 

 

Charles Jarek Ijaille

Engenheiro de Normas e Procedimentos na Divisão de Engenharia de Obras e Redes, COPEL

 

Possui graduação em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Tuiuti do Paraná e Especialização em Energias Renováveis pela UTFPR. Atua como técnico de Normas e Procedimentos na Divisão de Engenharia de Obras e Redes da empresa Copel Distribuição. Tem experiência na área de Projetos Industriais e projetos de Redes de Distribuição, bem como fiscalização de obras..

 

 

 

 

Edson Yakabi  

Engenheiro Sênior, EDP 

 

Engenheiro Sênior da área de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da EDP Distribuição - Atuando nos estados de São Paulo (Região do Vale do Paraíba e Alto do Tiete) e no Espirito Santo. Pós-graduação: Especialização em Sistema de Potência - Universidade Federal de Uberlândia; Pós-graduação: Planejamento de Sistemas de Distribuição- Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho - Universidade Paulista;  Graduação: Engenharia - Universidade Braz Cubas. Especialista na área de Distribuição de Energia Elétrica em Redes Aérea e Subterrânea; Atuando na área Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico, através de estudo e padronização de materiais, equipamentos e ferramentas para rede de distribuição, homologação técnica, analise de anomalias de materiais e equipamentos em uso, desenvolvimento e testes de novas tecnologias; Construção de especificações técnicas dos contratos de serviços na rede de distribuição;Elaboração do padrão de construção de redes de distribuição, especificações técnicas sobre critérios de projetos, Micro e Mini-geração, Compartilhamento de infraestrutura e padrão de entrada; Elaboração das Instruções de Trabalho para serviços na rede de distribuição e estruturação de TreinamentosTécnicos, Palestras e Workshop sobre assuntos relativos a Distribuição de energia elétrica; Representante pela EDP nas comissões da ABNT / ABRADEE / ANEEL / INMETRO e outros.

 

 

Ivan Rocha Silva

Gestor de Expansão de Subtransmissão de Linhas, COELBA

 

Foi Analista de Projeto e Construção de Linhas de Trasmissão na COELBA. Na Ibenbrasil foi Gerente de Linhas de Transmissão. Formação acadêmica: UFB A- Unversidade Federal da Bahia - Pós-Graduação em Administração.  UFU - UNVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA - Engenheiro Eletricista   

 

 

 

 

Julio César Ramos Lopes

Diretor, INOVATEC

 

Graduado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem pós-graduação em MBA Executivo Internacional pela FIA USP. Cursos de especialização na Owen School da Vanderbilt University, Wharton School da Pensilvânia University e Darden School da Virginia University dos Estados Unidos, além da London City School na Inglaterra e da Ècole de Management de Lyon na França. Foi Gerente Executivo de Planejamento e Engenharia da Eletropaulo e atualmente é diretor da Inovatec Consultoria e Engenharia. Atua há mais de 27 anos com engenharia, projetos e construções de linhas de transmissão subterrâneas nas tensões de 88 a 345 kV. Foi representante do Brasil no Study Committee B1 - Insulated Cables do Cigré - Conseil International dês Grands Réseaux Électriques - e ex-coordenador do Comitê de Estudos B1 - Cabos Isolados do Cigré-Brasil.

 

 

Julio M. Rodrigues

Diretor Executivo, RPM BRASIL

 

Tem formação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 1989 exerce as funções de direção na RPM Brasil, empresa promotora de eventos nos segmentos de energia, infra-estrutura e tecnologias emergentes. É um dos fundadores e Diretor Executivo do Fórum Latino-Americano de Smart Grid. Foi Diretor de Marketing das empresas EmiCom e Embranews, representantes de publicações internacionais da editora norte-americana McGraw Hill. Foi Gerente de Marketing da Serbrás e Gerente de Atendimento e Mídia das agências de publicidade Skell Nasa, M. Santos e M. Gonçalves. Exerceu as atividades de Recursos Humanos da Prodam, Unibanco e SABESP e Assessor de Planejamento da PUC-SP.

 

 

 

 

Leonardo Borelli Jr.

Gerente de Gestão do Sistema Subterrâneo, ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO

 

Gerente de Gestão do Sistema Subterrâneo da ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO

 

 

 

Luiz Braz Franceschini

Gerente de engenharia de Ativos da Distribuição, CEMIG

 

Graduado em Engenharia Elétrica e Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF, MG. Pós-graduado em Análise de Sistemas de Informações Gerenciais, pela Faculdade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ. MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais- IBMEC, Belo Horizonte, MG. Trabalha desde de 1986 na Cemig Distribuição SA, onde ocupou vários cargos nas áreas de engenharia, operação, projetos e expansão, comercial e serviços da distribuição.

 

 

 

 

Luiz Eduardo Pereira Vaz

Gerente, LIGHT

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRJ em 1983. Trabalha a quase 30 anos na Light, tendo atuado em áreas de estudos, padronização de materiais e equipamentos, expansão, recuperação de energia e planejamento envolvendo redes de distribuição aéreas e subterrâneas. Atuou ainda como engenheiro do Centro de Serviços Compartilhados da EDF - Branch Américas. Foi responsável pela padronização e especificação de materiais e equipamentos, elaboração de procedimentos para construção, operação e manutenção de redes e subestações do Sistema Distribuidor, além das regulamentações para fornecimento de energia até 34,5 kV.