Conselho Consultivo

 

 

Adriano Ramos Campos 

Especialista em Planejamento da Expansão, ISA CTEEP

 

Profissional com 29 anos de experiência no setor de energia , formado pela Universidade Santa Cecilia de Santos , MBA em gestão de pessoas pela UniAnhanguera e Liderança Executiva pela Fundação Dom Cabral. Iniciou a carreira como menor Aprendiz e atuou sempre em atividades relacionadas ao Centro de Operação da Distribuição

 

 

 

 

Edson Yakabi 

Engenheiro Sênior, EDP SP

 

Engenheiro Sênior da área de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da EDP Distribuição - Atuando nos estados de São Paulo (Região do Vale do Paraíba e Alto do Tiete) e no Espirito Santo. Pós-graduação: Especialização em Sistema de Potência - Universidade Federal de Uberlândia; Pós-graduação: Planejamento de Sistemas de Distribuição- Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho - Universidade Paulista;  Graduação: Engenharia - Universidade Braz Cubas. Especialista na área de Distribuição de Energia Elétrica em Redes Aérea e Subterrânea; Atuando na área Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico, através de estudo e padronização de materiais, equipamentos e ferramentas para rede de distribuição, homologação técnica, analise de anomalias de materiais e equipamentos em uso, desenvolvimento e testes de novas tecnologias; Construção de especificações técnicas dos contratos de serviços na rede de distribuição;Elaboração do padrão de construção de redes de distribuição, especificações técnicas sobre critérios de projetos, Micro e Mini-geração, Compartilhamento de infraestrutura e padrão de entrada; Elaboração das Instruções de Trabalho para serviços na rede de distribuição e estruturação de TreinamentosTécnicos, Palestras e Workshop sobre assuntos relativos a Distribuição de energia elétrica; Representante pela EDP nas comissões da ABNT / ABRADEE / ANEEL / INMETRO e outros.

 

 

   Flávia Areal de Souza Gonçalves

Gerência de Engenharia e Expansão da Rede de Distribuição, LIGHT

 

Engenheira Eletricista com formação em Sistema  de Potência trabalhou na Light  Energia na modernização do sistema operacional das Usinas, na Light SESA trabalhou nas áreas de Automação, Proteção e  Planejamento do Sistema. Atualmente exerce a função de Engenheira de Campo da Gerência de Engenharia da Light atuando no grupo  da Rede Subterrânea de Distribuição.

 

 

Jefferson Alberto Scuderli

Gerente de Engenharia, CPFL

 

Atuação com abrangência nas oito distribuidoras do grupo CPFL, definindo tecnologia de medição de faturamento para mais de 7 milhões de clientes, implantação de novas tecnologias de medição, prospecção, especificação de sistemas de telecomunicações, sistemas de automação com o objetivo de aumentar a produtividade de equipes, reduzir perdas não técnicas.

 

 

João Ricardo Costa Nascimento

Gestão e Planejamento da Manutenção, ENERGISA MS

 

Graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui especialização em gerenciamento de projetos pela PUC-Minas e também MBA em gestão empresarial pela IPOG. Possui experiência em projeto, construção e manutenção de redes aéreas e subterrâneas. Atuou também na área de padronização de materiais e equipamentos para redes de distribuição até 34,5kV. Atualmente é reponsável pela gestão e planejamento da manutenção em toda a rede de distribuição da Energisa Mato Grosso do Sul.

 

 

 

José Sidnei Colombo Martini

Professor Doutor, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 

Graduado em Engenharia Elétrica (1970), Mestre em Engenharia Elétrica (1975), Doutor em Engenharia Elétrica (1982), Livre-Docente em Engenharia Elétrica (1992), Professor Titular (2002), todos na EPUSP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Especializou-se em Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, com ênfase em: transmissão de energia elétrica, subestações, linhas de transmissão, centros de controle, integração de sistemas de automação, redes inteligentes, cidades inteligentes.

 

 

 

 

Julio César Ramos Lopes

Diretor, INOVATEC

 

Graduado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem pós-graduação em MBA Executivo Internacional pela FIA USP. Cursos de especialização na Owen School da Vanderbilt University, Wharton School da Pensilvânia University e Darden School da Virginia University dos Estados Unidos, além da London City School na Inglaterra e da Ècole de Management de Lyon na França. Foi Gerente Executivo de Planejamento e Engenharia da Eletropaulo e atualmente é diretor da Inovatec Consultoria e Engenharia. Atua há mais de 27 anos com engenharia, projetos e construções de linhas de transmissão subterrâneas nas tensões de 88 a 345 kV. Foi representante do Brasil no Study Committee B1 - Insulated Cables do Cigré - Conseil International dês Grands Réseaux Électriques - e ex-coordenador do Comitê de Estudos B1 - Cabos Isolados do Cigré-Brasil.

 

 

 

 

Julio M. Rodrigues

Diretor Executivo, RPM BRASIL

 

Tem formação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 1989 exerce as funções de direção na RPM Brasil, empresa promotora de eventos nos segmentos de energia, infra-estrutura e tecnologias emergentes. É um dos fundadores e Diretor Executivo do Fórum Latino-Americano de Smart Grid. Foi Diretor de Marketing das empresas EmiCom e Embranews, representantes de publicações internacionais da editora norte-americana McGraw Hill. Foi Gerente de Marketing da Serbrás e Gerente de Atendimento e Mídia das agências de publicidade Skell Nasa, M. Santos e M. Gonçalves. Exerceu as atividades de Recursos Humanos da Prodam, Unibanco e SABESP e Assessor de Planejamento da PUC-SP.

 

 

 

 

Marcelo Aparecido Pelegrini

Diretor, SINAPSIS INOVAÇÃO EM ENERGIA

 

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é sócio-diretor da Sinapsis Inovação em Energia, coordenador de projetos no iAPTEL - Instituto APTEL, pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia e colaborador do Enerq/USP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação de serviços públicos, distribuição de energia elétrica, redes inteligentes, planejamento da distribuição, cooperativas de eletrificação rural e eletrificação rural.

 

 

Marcos Antonio de Arruda Lopes

Gerente de Engenharia, Automação e Sistemas, CEMIG

 

Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Potência e Eletrônica pelo CECET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIVALE Universidade Vale do Rio Doce. Período de 1987 a 1993. Pós-graduação latu sensu - Gestão Estratégica, Programa Formação de Talentos da CEMIG, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Pós-graduação latu sensu - Gestão empresarial, Organização e Sistemas de Informação, Faculdade de Administração de Governador Valadares. Com 25 anos de atividades na CEMIG, já ocupou os cargos de Engenheiro de Operação de Sistemas, Engenheiro do Centro de Operação, Engenheiro de Serviço de Distribuição, Gerente de Expansão Sul, Gerente de Serviço de Distribuição metropolitano, Gerente do Centro Integrado de Operação da Distribuição, Gerente de automação da distribuição e, atualmente como Gerente de engenharia, automação e sistemas da distribuição, com as atribuições de garantir o desenvolvimento, padronização e aplicação das melhores soluções de engenharia de ativos, automação e sistemas computacionais de engenharia da distribuição, implementar novas tecnologias, equipamentos elétricos, materiais, sistemas de medição de energia, ferramentas aplicados ao sistema elétrico de Distribuição.

 

 

 

 

Nicola Cammalleri

Gerente de Redes Subterrâneas, ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO

 

Nicola Cammalleri (1985) received the MSc degree in Electrical Engineering from the University of Palermo (Italy) in 2010. From December 2009 to November 2010, he worked as Research Engineer for the CNRS in Montpellier (France), designing, developing and testing prototypes of concentrating photovoltaic cells. He joined Enel Distribuzione in December 2010, first in Standardization and Working Practices unit, dealing with MV switchgears and circuit breakers for primary substations, then, in February 2014, he moved to Network Studies and Technical Standardization unit, where he was involved in studies about the distribution network and coordination of standardization activities at national and international level. In February 2015 he joined Enel Spa, dealing with Network Components Standardization within the Global Infrastructure and Networks Business Line. In May 2017 he became the Head of MV/LV Lines, Fiber Optics and Lighting unit of Network Components Standardization - Global O&M, coordinating the standardization of components for distribution lines, fiber optics and public lighting of Enel Group’s distribution companies in Italy, Spain, Romania and South America (Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Peru).